domingo, 30 de novembro de 2008

Realização do Projeto Pérola Negra






























Pérola Negra




Projeto Pérola Negra

2008


Antônio Raimundo Ferreira de Jesus



Em 22 de Setembro de 1963 o Sr. Nilton Ferreira de Jesus e a Srª. Amênis Silva de Jesus, trazem ao mundo a nossa Pérola Negra o Sr. Antônio Raimundo Ferreira de Jesus, nascido na maternidade Conde Pereira Marinha, no Garcia, Salvador – BA.

Morador do Garcia, de Família humilde, Antônio Raimundo conhece Virgínia Silva em uma farmácia e com trocas de olhares se apaixonaram e construíram sua família.

A troca de olhares leva aos laços matrimoniais no dia 5 de Abril de 1986, tornando-se Sr.
Antônio Raimundo Ferreira de Jesus e
Srª.Virgínia Silva de Jesus.
Jurando diante de Deus e dos homens fidelidade e amor eterno, dando início a uma nova vida.


Depois de cinco anos de casados,com a vida estabilizada, vieram os filhos...
O casal de gêmeos Isa Cristina Silva de Jesus e Thiago Marley Silva de Jesus.
Nascidos em 17 de janeiro de 1991.
No Hospital Português.


Após sete anos de seus filhos crescidos nasceu o caçula Isaac Antônio Silva de Jesus. Completando assim sua família.

Um homem de garra,trabalhador,honesto,pai de família,sonhador.


Um Sonho...


Tinha como objetivo...Entrar na faculdade e se formar.

Uma Realização...


No dia 5 de outubro de 2007, o formando Antônio Raimundo Ferreira de Jesus.
Realizava seu sonho formando-se em filosofia na Faculdade Batista Brasileira.
No templo da Igreja Batista do Caminho das Árvores, ás 18:00.

Antônio Raimundo Ferreira de Jesus.


Um homem que trás consigo uma luz que nunca irá se apagar.
Ele que lutou com todas as suas forças para hoje poder ver sua família feliz.
Um homem satisfeito, alegre, inteligente esse sim é um grande homem.
Nossa Pérola Negra.
Um exemplo de homem, de pai, de cidadão.

Preconceito

Preconceito é um juízo preconcebido, manifestado geralmente na forma de uma atitude discriminatória perante pessoas, lugares ou tradições considerados diferentes ou "estranhos". Costuma indicar desconhecimento pejorativo de alguém ao que lhe é diferente. As formas mais comuns de preconceito são: social, racial e sexual. De modo geral, o ponto de partida do preconceito é uma generalização superficial, chamada estereótipo, exemplo: "todos os alemães são prepotentes", "todos os americanos são arrogantes", "todos os ingleses são frios", "todos os baianos são preguiçosos", "todos os paulistas são metidos", etc.
Observa-se então que, pela superficialidade ou pela estereotipia, o preconceito é um
erro.
Entretanto, trata-se de um erro que faz parte do domínio da crença, não do conhecimento, ou seja ele tem uma base
irracional e por isso escapa a qualquer questionamento fundamentado num argumento ou raciocínio. Agora podemos perceber porque há tanta dificuldade de combatê-lo. Ou, nas palavras do filósofo italiano, "precisamente por não ser corrigível pelo raciocínio ou por ser menos facilmente corrigível, o preconceito é um erro mais tenaz e socialmente perigoso".[1]
Necessário também salientar, que há uma diferença substancial entre ter opinião ou formular um "conceito " (e não "pré-conceito") sobre qualquer assunto e o preconceito, em si. Eu posso, por exemplo, afirmar "preferir" negros a brancos (embora não abjete os últimos) sem que com isso esteja sendo "preconceituoso". O conceito, também, pode ser formulado com base em experiência reais e não apenas em opiniões.

Poema

AJUDE A GENTE!

A natureza perfeita Jesus criou,
Fez animais, plantas, céu e mar.
Um ambiente tranquilo Ele formou
Dava até pra ouvir passarinhos a cantar.

O mundo era lindo e cheio de riquezas,
Pedras preciosas, matas verdes cheias de belezas ,
Lindas praias e cachoeiras belas.
Pra nós Ele fez todas elas.

Mas quando o homem chegou,
Tudo mudou!
O homem começou cidades construir,
E para isso precisou a natureza destruir.

Incontrolavelmente ele começou a agir,
Fez queimadas, poluiu e desmatou,
Foi assim que a beleza acabou,
E os animais começaram a sumir.

Mas o que a gente pode fazer
Para a natureza sobreviver?
Podemos não fumar,
Para não poluir o ar.

Podemos plantar árvores por todos os lugares,
Podemos também não jogar lixo nos mares;
Podemos não jogar lixo na rua,
Preserve a natureza, pois ela também é sua!

Todos nós pedimos, por favor,
Cuide do nosso mundo com amor.
Não faça queimada,
Não desperdice água,
Não destrua a natureza
Isso é bom, tenha certeza!
Não polua o meio ambiente,
E viva a vida mais contente!

Ajude a gente!
Produzido em conjunto pela turma do 5°ano, com ajuda da professora Lídia.
Colégio Adventista - IABC / Anápolis - GO

Noticías - PANGEA



Turismo de Inclusão


O Projeto: Turismo de Inclusão - Uma alternativa de desenvolvimento local, elaborado pelo Pangea através da Encomenda MTur - Ministério do Turismo / FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, foi aprovado recentemente pela Diretoria da FINEP.
A notícia da aprovação foi publicada no site da FINEP e pode ser acessada a pelo link abaixo:
http://www.finep.gov.br//imprensa/noticia.asp?cod_noticia=1632
O Projeto tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento local integrado e sustentável da região da Costa dos Coqueiros no Estado da Bahia, a partir de um processo de inclusão social, política e econômica à cadeia produtiva do turismo, possibilitando aos beneficiários uma melhor qualidade de vida a partir da geração de trabalho e renda.
Este Projeto irá estimular a constituição de um Empreendimento de Economia Solidária - EES na Praia do Forte, com base no modelo de incubação desenvolvido pelo Pangea.
A proposta de incubação está dividida em dois processos integrados que totalizam 24 meses.



Cooperativas Populares Rumo ao Mercado


O Projeto: Cooperativas Populares Rumo ao Mercado, uma parceria entre o Pangea e a ONG italiana Terra Nuova, iniciou suas atividades em Janeiro de 2008 com recursos da União Européia.

O Projeto tem como finalidade contribuir com a sustentabilidade de três Cooperativas populares, disponibilizando apoio técnico e financeiro através de um Fundo Rotativo. O Fundo possui um recurso total de 75.000,00 euros, a serem utilizados ao longo dos três anos de duração do projeto. Será gerido pelos próprios empreendimentos beneficiados que participarão da construção das regras de funcionamento, tornando-se co-responsáveis pela sua utilização.

O Fundo irá possibilitar a viabilidade de ações mercadológicas e a sustentabilidade dessas cooperativas na medida em que estimulará seu desenvolvimento e possibilitará novos horizontes negociais.

As Cooperativas contempladas são:
Cooperconfec – Cooperativas de Mulheres do Parque São Bartolomeu
Coopartes – Cooperativas de Jovens Artesãos do Vale de Pituaçu Cooparquetur – Cooperativa Juvenil de Serviços Turísticos do Parque São Bartolomeu



Pangea no Consorcio Social da Juventude de 2007



Mais uma vez a experiência, que integrou 18 Ongs com a coordenação de Avante e o apoio do Ministério do Trabalho, foi riquíssima de resultados e impactou significativamente na vida dos quase 1.500 jovens participantes.
O Pangea, que participa desde o começo deste importante Programa de Qualificação para o Primeiro Emprego, realizou a seleção, o acompanhamento e a qualificação técnica de 120 jovens, dos bairros de Pau da Lima (80) e Plataforma (40).
As atividades foram realizadas nos dois Centros de Formação das Multiusinas juvenis dessas regiões urbanas, qualificando os jovens nas áreas de alimentação, movelaria de bambu e atendimento comercial. Também o Pangea realizou atividades formativas transversais na temática Juventude e Mundo do Trabalho com 450 jovens de cinco Ongs da Rede, principalmente no Subúrbio ferroviário.
Para garantir o melhor resultado, a equipe pedagógica do nosso Programa Juvenil se integrou com a equipe do Programa de Economias Populares da Entidade. Impactou mesmo: os jovens participantes dessas oficinas mudaram sua visão sobre o trabalho, o empreendedorismo e o cooperativismo.
Além disso, podemos dizer mais uma vez que todos os jovens que participaram desta valiosa experiência formativa propiciada pelo Consorcio Social da Juventude saíram bem diferentes de como entraram: mais competentes, maduros, responsáveis, críticos e pro – ativos. Parabéns a todos os educadores e instrutores que fizeram mais uma edição do Consorcio em Salvador!

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Frutas da Mata Atlântica

Cajá-Mirim
Árvore maravilhosa, que ultrapassa os 20 metros de altura, com folhas de até 30 centímetros de comprimento. Suas flores são esbranquiçadas, ocorrendo normalmente à autopolinização.O fruto alcança até 6 centímetros de comprimento, casca fina e lisa, amarela quando madura. A polpa é mole e com sabor agridoce, pode ser utilizada como doces, sorvetes, em reflorestamentos, entre outros.

Ingá




O Ingá, fruto da Ingazeira (árvore da Subfamília Mimosoideae, muito comum nas margens de rios e lagos), é muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes envolvidas pela sacortesta branca e adocicada.São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, e o atual centro de diversidade do gênero é a floresta amazônica, mas o gênero possue representantes no México, Antilhas Maiores e Menores e em toda a América do Sul, sendo um gênero exclusivamente neotropiccal. Em geral, os ingás preferem nascer às margens dos rios, devido à grande quantidade de sementes levadas e depositadas nas várzeas pelas enchentes.


Oiti


O oiti é o fruto do oitizeiro (Licania tomentosa), árvore da família Chrysobalanaceae que pode atingir altura entre 8 a 15 metros. Espécime típico da vegetação brasileira, esta árvore encontra-se em



Araçá





Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. É uma fruta pequena, arredondada, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada. Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia,o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pêra, o araçá-rosa e o araçá-piranga.

Pitomba





A pitomba, ("Talisia esculenta") é a fruta da pitombeira, árvore presente desde a região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste ao Rio de Janeiro, que chega ter até doze metros. Seus frutos são comestíveis, saborosos e muito consumidos tanto pelo homem como pela fauna. Quando maduros, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros.É colhida de janeiro a abril. Muito rica em vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.
A árvore que dá o fruto é também conhecida como pitombeira.



Jamelão



São árvores que podem chegar até dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos.



Jabuticaba


A jabuticaba é uma fruta silvestre,de cor roxo-escura ou negra, dependendo da variedade; apresenta polpa suculenta, mole e esbranquiçada. É rica em ferro e contém, ainda, cálcio e fósforo. Também fornece algumas vitaminas, principalmente
a C.
A jabuticabeira floresce duas vezes ao ano: de julho a agosto e de novembro a dezembro e o fruto amadurece em cerca de três semanas após o florescimento e apresenta uma farta frutificação, pois o tronco, os galhos e às vezes até as raízes descobertas ficam cobertas de frutos; dependendo da variedade, a árvore pode produzir de 200 quilos até uma tonelada de frutos por ano, com peso de cerca de cinco gramas cada.


Maracujá





O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, geralmente misturada a suco de outros frutos, como a laranja. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.
Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com queJesus Cristo foi crucificado.
Na cidade dePeinópolis, durante a Semana Santa, é comum as pessoas utilizarem a casca do maracujá para fazer luminárias para as procissões, tradição dos séculos passados, quando ainda não existia enérgia elétrica.





Pitanga







A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro.
A pitangueira é usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Frutifica de outubro a janeiro. Um dos principais produtores da fruta é o estado de Pernambuco.



Cajú






Árvore nativa da Mata Atlântica que atinge até 20 metros de altura.
O verdadeiro fruto é a castanha.
Ocorre no litoral nordestino.


quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Floresta de Pedra

CURIOSIDADE











A Floresta de Pedra está situada na China, a 120km de Kunming, capital da província de Yunnan. Destaca-se pela coleção de pilares de rochas moldadas pela água da chuva, tendo a mais alta 30m. Algumas pessoas sugerem que a floresta já foi submersa.
(Pedras e esculturas formadas por erosão)







terça-feira, 25 de novembro de 2008

Pau-Brasil



Árvore nativa da Mata Atlântica, que atinge até 12 metros de altura e ocorre Ceará ao Rio de Janeiro, sendo particularmente no sul da Bahia.
A madeira atualmente é empregada na confecção de arcos de violino: outrora, foi muito utilizada na construção civil e naval. Porém, o seu principal valor era na produção de um corante denominado "brasileira", utilizado pra tingir tecidos e fabricar tintas para escrever .
A sua exploração intensa gerou riquezas ao reino e estimulou a doação do nome "Brasil" ao nosso país.
A árvore floresce de Setembro a Outubro e é ótima para o paisagismo.

CURIOSIDADES

Como calcula o crescimento de uma árvore?

O crescimento pode ser definido como uma mudança de magnitude de qualquer característica mensurável, como diâmetro, altura, volume, peso, biomassa, etc. O crescimento de árvores individuais pode ser entendido como o somatório da divisão, alongamento e engrossamento de suas células.




Quanto tempo se leva para se formar uma Floresta?

Demora para retomar 40% de espécies endémicas pode alcançar
de 1 a 4 milénios, daí a urgência de preservar os últimos
fragmentos. Recuperar-se em tempo relativamente curto: 100 a 300 anos. Em outras palavras,
seriam necessárias de 4 a 12 gerações de brasileiros para
recompor a mata destruída nas últimas 20. Se parece muito,
prepare-se para a má notícia: o trabalho concluiu que a
recomposição de toda a biodiversidade da floresta pode demorar
entre 40 e 160 gerações (1.000 a 4.000 anos).
Guarda relações entre a fauna e a flora onde servem de abrigos para animais.



Qual a importância de uma árvore para uma Floresta?

As árvores são veículos privilegiados para a transmissão de mensagens de preservação do ambiente. Todos conhecem a árvore abrigo - da chuva, do sol, do vento - como também conhecem a árvore oxigénio, a árvore paisagem, a árvore de fruto, da mobília ou da rolha de cortiça e até a árvore de Natal, que tanta magia traz aos miúdos. No entanto, não nos podemos esquecer de todas as outras funções que as árvores desempenham sozinhas ou em grupo, permitindo uma melhoria da qualidade de vida dos ecossistemas.



A importância das árvores para a cidade

Além de ser habitat de várias espécies vivas as árvores, principalmente as de médio e grande porte, são fundamentais para a vida em uma cidade.
Vejamos alguns benefícios:

- ruas que mareiam praças bem arborizadas chegam a ter uma temperatura inferior em 5 graus de uma rua no centro de uma grande cidade. O mesmo acontece com ruas que possuem grandes árvores nas suas calçadas. Eu medi a temperatura numa dessas ruas arborizadas (28,3 graus) e na rua de cima, sem arborização ou com alguns coqueirinhos (33,8 graus). Isto se deve ao fato do concreto, das pedras da calçada e do asfalto “amplificarem” o calor, que as árvores “absorvem”.


O coco esta sendo estudado como combustível para avião

domingo, 23 de novembro de 2008

Aquecimento Global

Aquecimento Global








Mas afinal, o que isto quer dizer?


O aquecimento global é o aumento da temperatura terrestre. Estudos mostram que a temperatura média no nosso planeta subiu 0,7°C no último século , podendo ainda subir 5,8°C nos próximos 100 anos. O mundo está cada vez mais quente e isto pode trazer conseqüências catastróficas em escala global, pondo em risco inclusive a sobrevivência do ser humano.


Existe solução para esse probelma?


Uma possível solução seria deixar de utilizar combustíveis fósseis e investir em outras fontes de energia como a energia eólica (ventos), energia solar, biocombustíveis (como o álcool), etc. Mas isto exige mudanças drásticas em todos os setores da sociedade, sendo necessário desenvolver uma gigantesca quantidade de tecnologias alternativas, o que é uma solução a longo prazo.Outra estratégia no combate ao aquecimento global é o reflorestamento, já que as árvores absorvem o gás carbônico. Porém, são necessárias muitas árvores para neutralizar a enorme emissão de gases poluentes.




  • O derretimento de geleiras nos pólos faz com que o nível dos ocenaos aumente. Isto significa que futuramente muitas cidades litorâneas e ilhas inteiras poderão ser submersas. Os animais que vivem na região do Ártico, não tendo para onde migrar, podem vir a desaparecer..

  • Pesquisas indicam que até 37% das espécies de animais de nosso planeta poderão entrar em processo de extinção até 2050. O calor desequilibra o ecossistema, provocando a morte de animais e plantas, quebrando a cadeia alimentar e deixando várias espécies sem alimento.- Crescimento e surgimento de áreas desérticas, tempestades, tufões, ciclones, inundações e secas serão fenômenos cada vez mais freqüentes.

  • Enfim, o aquecimento global não é uma ameaça para um futuro distante. Nunca se viu mudanças climáticas tão rápidas e devastadoras como as que estão acontecendo nos dias de hoje.



O aquecimento global é um problema real e está acontecendo em toda parte.