Turismo de Inclusão
O Projeto: Turismo de Inclusão - Uma alternativa de desenvolvimento local, elaborado pelo Pangea através da Encomenda MTur - Ministério do Turismo / FINEP - Financiadora de Estudos e Projetos, foi aprovado recentemente pela Diretoria da FINEP.
A notícia da aprovação foi publicada no site da FINEP e pode ser acessada a pelo link abaixo:
http://www.finep.gov.br//imprensa/noticia.asp?cod_noticia=1632
O Projeto tem como finalidade contribuir para o desenvolvimento local integrado e sustentável da região da Costa dos Coqueiros no Estado da Bahia, a partir de um processo de inclusão social, política e econômica à cadeia produtiva do turismo, possibilitando aos beneficiários uma melhor qualidade de vida a partir da geração de trabalho e renda.
Este Projeto irá estimular a constituição de um Empreendimento de Economia Solidária - EES na Praia do Forte, com base no modelo de incubação desenvolvido pelo Pangea.
A proposta de incubação está dividida em dois processos integrados que totalizam 24 meses.
Cooperativas Populares Rumo ao Mercado
O Projeto: Cooperativas Populares Rumo ao Mercado, uma parceria entre o Pangea e a ONG italiana Terra Nuova, iniciou suas atividades em Janeiro de 2008 com recursos da União Européia.
O Projeto tem como finalidade contribuir com a sustentabilidade de três Cooperativas populares, disponibilizando apoio técnico e financeiro através de um Fundo Rotativo. O Fundo possui um recurso total de 75.000,00 euros, a serem utilizados ao longo dos três anos de duração do projeto. Será gerido pelos próprios empreendimentos beneficiados que participarão da construção das regras de funcionamento, tornando-se co-responsáveis pela sua utilização.
O Fundo irá possibilitar a viabilidade de ações mercadológicas e a sustentabilidade dessas cooperativas na medida em que estimulará seu desenvolvimento e possibilitará novos horizontes negociais.
As Cooperativas contempladas são:
Cooperconfec – Cooperativas de Mulheres do Parque São Bartolomeu
Coopartes – Cooperativas de Jovens Artesãos do Vale de Pituaçu Cooparquetur – Cooperativa Juvenil de Serviços Turísticos do Parque São Bartolomeu
As Cooperativas contempladas são:
Cooperconfec – Cooperativas de Mulheres do Parque São Bartolomeu
Coopartes – Cooperativas de Jovens Artesãos do Vale de Pituaçu Cooparquetur – Cooperativa Juvenil de Serviços Turísticos do Parque São Bartolomeu
Pangea no Consorcio Social da Juventude de 2007
Mais uma vez a experiência, que integrou 18 Ongs com a coordenação de Avante e o apoio do Ministério do Trabalho, foi riquíssima de resultados e impactou significativamente na vida dos quase 1.500 jovens participantes.
O Pangea, que participa desde o começo deste importante Programa de Qualificação para o Primeiro Emprego, realizou a seleção, o acompanhamento e a qualificação técnica de 120 jovens, dos bairros de Pau da Lima (80) e Plataforma (40).
As atividades foram realizadas nos dois Centros de Formação das Multiusinas juvenis dessas regiões urbanas, qualificando os jovens nas áreas de alimentação, movelaria de bambu e atendimento comercial. Também o Pangea realizou atividades formativas transversais na temática Juventude e Mundo do Trabalho com 450 jovens de cinco Ongs da Rede, principalmente no Subúrbio ferroviário.
Para garantir o melhor resultado, a equipe pedagógica do nosso Programa Juvenil se integrou com a equipe do Programa de Economias Populares da Entidade. Impactou mesmo: os jovens participantes dessas oficinas mudaram sua visão sobre o trabalho, o empreendedorismo e o cooperativismo.
Além disso, podemos dizer mais uma vez que todos os jovens que participaram desta valiosa experiência formativa propiciada pelo Consorcio Social da Juventude saíram bem diferentes de como entraram: mais competentes, maduros, responsáveis, críticos e pro – ativos. Parabéns a todos os educadores e instrutores que fizeram mais uma edição do Consorcio em Salvador!