sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Frutas da Mata Atlântica

Cajá-Mirim
Árvore maravilhosa, que ultrapassa os 20 metros de altura, com folhas de até 30 centímetros de comprimento. Suas flores são esbranquiçadas, ocorrendo normalmente à autopolinização.O fruto alcança até 6 centímetros de comprimento, casca fina e lisa, amarela quando madura. A polpa é mole e com sabor agridoce, pode ser utilizada como doces, sorvetes, em reflorestamentos, entre outros.

Ingá




O Ingá, fruto da Ingazeira (árvore da Subfamília Mimosoideae, muito comum nas margens de rios e lagos), é muito procurado pela fauna e pelo homem por suas sementes envolvidas pela sacortesta branca e adocicada.São conhecidas cerca de 300 espécies do gênero Ingá, e o atual centro de diversidade do gênero é a floresta amazônica, mas o gênero possue representantes no México, Antilhas Maiores e Menores e em toda a América do Sul, sendo um gênero exclusivamente neotropiccal. Em geral, os ingás preferem nascer às margens dos rios, devido à grande quantidade de sementes levadas e depositadas nas várzeas pelas enchentes.


Oiti


O oiti é o fruto do oitizeiro (Licania tomentosa), árvore da família Chrysobalanaceae que pode atingir altura entre 8 a 15 metros. Espécime típico da vegetação brasileira, esta árvore encontra-se em



Araçá





Fruto do araçazeiro, o araçá tem o seu sabor lembrando um pouco o da goiaba, embora seja um pouco mais ácido e de perfume mais acentuado. É uma fruta pequena, arredondada, com sementes, cuja polpa varia de cor segundo a espécie, predominando o alaranjado e o amarelo-claro. É usado no preparo de sorvetes e refrescos e também de um doce muito parecido com a goiabada. Existem vários tipos de araçá, sendo os mais comuns o araçá-vermelho, o araçá-de-cora, o araçá-de-praia,o araçá-do-campo, o araçá-do-mato, o araçá-pêra, o araçá-rosa e o araçá-piranga.

Pitomba





A pitomba, ("Talisia esculenta") é a fruta da pitombeira, árvore presente desde a região Amazônica até a Mata Atlântica, do Nordeste ao Rio de Janeiro, que chega ter até doze metros. Seus frutos são comestíveis, saborosos e muito consumidos tanto pelo homem como pela fauna. Quando maduros, a fruta tem a cor laranja e em média cerca de três centímetros.É colhida de janeiro a abril. Muito rica em vitamina C, não é usada em preparações culinárias; seu consumo é melhor ao natural.
A árvore que dá o fruto é também conhecida como pitombeira.



Jamelão



São árvores que podem chegar até dez metros de altura. Possuem frutos pequenos e arroxeados quando maduros. A coloração dos frutos provoca manchas nas mãos, tecidos, calçados e pinturas de veículos, tornando a planta pouco indicada para o preenchimento de espaços públicos.



Jabuticaba


A jabuticaba é uma fruta silvestre,de cor roxo-escura ou negra, dependendo da variedade; apresenta polpa suculenta, mole e esbranquiçada. É rica em ferro e contém, ainda, cálcio e fósforo. Também fornece algumas vitaminas, principalmente
a C.
A jabuticabeira floresce duas vezes ao ano: de julho a agosto e de novembro a dezembro e o fruto amadurece em cerca de três semanas após o florescimento e apresenta uma farta frutificação, pois o tronco, os galhos e às vezes até as raízes descobertas ficam cobertas de frutos; dependendo da variedade, a árvore pode produzir de 200 quilos até uma tonelada de frutos por ano, com peso de cerca de cinco gramas cada.


Maracujá





O fruto é utilizado especialmente para produzir suco ou polpa de maracujá, geralmente misturada a suco de outros frutos, como a laranja. Acredita-se que o fruto possua propriedades calmantes.
Sua flor é considerada como a flor da paixão devido à sua forma: coroa de espinhos, cinco chagas, três pregos com queJesus Cristo foi crucificado.
Na cidade dePeinópolis, durante a Semana Santa, é comum as pessoas utilizarem a casca do maracujá para fazer luminárias para as procissões, tradição dos séculos passados, quando ainda não existia enérgia elétrica.





Pitanga







A pitanga é o fruto da pitangueira, árvore de origem brasileira, nativa da Mata Atlântica. Mede de 2 cm a 3 cm de diâmetro. Tem sabor agridoce, polpa aquosa, rosada e perfumada. A casca costuma ser branca, alaranjada ou vermelho-escuro.
A pitangueira é usada como árvore ornamental em várias cidades brasileiras. Frutifica de outubro a janeiro. Um dos principais produtores da fruta é o estado de Pernambuco.



Cajú






Árvore nativa da Mata Atlântica que atinge até 20 metros de altura.
O verdadeiro fruto é a castanha.
Ocorre no litoral nordestino.